O que creem os Metodistas

​NOSSO CREDO RELIGIOSO apoia-se na Palavra de Deus, revelada, percebida e atestada pela consciência iluminada do homem. O teste final de sua validade há de ser encontrado nas quentes arenas da vida, onde os homens se esforçam, tropeçam e pecam, para depois levantar-se outra vez e entregar-se aos braços de um Deus sempre amoroso e perdoador. As principais correntes da fé evangélica participam das verdades que sustentamos. É nossa glória estar na corrente central do pensamento cristão através do mundo. Isto somente reforça a validade de nossa fé e enfatiza a larga aceitabilidade de nossa confissão. É oportuno tentarmos estabelecer sucinta, mas, claramente, os principais elementos “em que creem os metodistas”.

Cremos em Deus

Deus é o PODER CRIADOR e mantenedor que opera através de toda a vida existente. Deus é uma Pessoa. Sua personalidade transcende nossas limitadas personalidades humanas, mas somos feitos semelhantes a Ele, espiritualmente. Ele conhece cada um de nós, e podemos ter amizade pessoal e consciente com Ele. Deus é amor. Ele ama a toda criatura que fez e anela por sua salvação e perfeição. Seu amor não é tão somente desprendido, mas suplica por nosso amor, em troca. Não há conflito entre a misericórdia e a justiça de Deus. Ambas emanam de seu amor infinito por seus filhos.

Cremos em Jesus Cristo

JESUS É O FILHO DE DEUS, eterno e divino, Verbo feito carne que habitou entre os homens. Em sua vida sem pecado revelou a natureza de seu Pai e nosso Pai. Sua infinita sabedoria é nossa guia. Seu sacrifício na cruz é nossa redenção, e sua ressureição dentre os mortos nossa garantia de vida eterna. Ele vive hoje – sempre presente embora visível – e na sua aceitação como Salvador e Senhor está a esperança da humanidade para o presente e para o futuro.

Cremos no Espírito Santo

DEUS SE MANIFESTA em nossa vida diária como o Senhor e Doador da vida: interpretando a vontade divina a nossos corações humanos, confortando-os em nossas dolorosas aflições, despertando dentro de nós uma fome pelo eterno, apressando nossas almas ao arrependimento do pecado, testemunhando com nosso espírito que somos filhos de Deus. A natureza do Espírito Santo está além de nosso entendimento, mas o glorioso fato de sua presença e poder em nossas almas e corações e é certeza central de nossa experiência.

Cremos na Bíblia

AS ESCRITURAS SÃO O REGISTRO da revelação de Deus através de homens inspirados, e o relato de seu justo propósito na História, de levar a humanidade à perfeição em Cristo. A Bíblia contém tudo o que Deus requer para a salvação e é a suficiente regra de fé e conduta. Ela tem resistido a todos os esforços para destruí-la, sobrevivido ao estudo científico de suas páginas, e por sua permanente verdade tem confundido críticos, e está hoje mais historicamente crível e mais espiritualmente indispensável que nunca. É a eterna Palavra de Deus a todas as gerações.

Cremos no Homem

SUSTENTAMOS COMO CENTRAIS a dignidade e inviolabilidade de toda pessoa humana. O homem feito à imagem espiritual de Deus e participa de seu caráter. As Escrituras nos lembram de que o homem é um pecador decaído da glória de Deus. Ele pode, entretanto, por meio da graça, levantar-se acima de seu pecado e das circunstâncias que o rodeiam. Sua glória está na sua humanidade e não na sua raça ou cor. Dotado com liberdade de escolha, ele pode descer ao mais profundo inferno, ou elevar-se ao mais alto céu. Nele, como pessoa, todas as finalidades do Universo e todos os movimentos do eterno propósito de Deus encontram significado e valor.

Cremos na Liberação do Pecado pela Salvação

ESTA EXPERIÊNCIA NOS VEM através da fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. O ato envolve penitência por pecados passados e a aceitação de sua misericórdia e perdão. A salvação não vem pelo nosso próprio esforço ou qualquer realização meritória. É dádiva gratuita da graça de Deus que “mostra seu amor para conosco, pois, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. Assim, Deus tira nossos pecados, restaura sua imagem em nossos corações, e garante-nos um novo nascimento, uma outra oportunidade, pelo merecido amor de Seu Filho e nosso Salvador, Jesus Cristo.

Cremos na Experiência Cristã

É PRIVILÉGIO DE TODA ALMA redimida saber que seus pecados estão perdoados, e estar certa, pelo testemunho do Espírito Santo com seu espírito, que ela é filha de Deus. A razão como a Lei, pode ser um aio, que nos levará a Cristo. Contudo, nossa profunda segurança não é o resultado da razão, mas do arrependimento e da fé. Nossa fé, muitas vezes é revestida de intensa emoção, mas na radiante certeza de um Cristo que habita em nós, cuja misericórdia nos limpou, cujo amor nos salvou, e cuja presença dentro de nossos corações nos deu poder e vitória. A experiência do homem integral, avaliando as Escrituras, a tradição e a razão, pela ação vital do Espírito Santo, torna-se a autoridade fundamental em certeza religiosa.

Cremos na Perfeição Cristã

A GRAÇA DE DEUS não é manifesta tão somente pelo perdão de nossos pecados, mas também pelo poder redentor que trabalha em nós para aperfeiçoar-nos no amor. Cremos que a mudança fundamental realizada no indivíduo pela regeneração é um processo dinâmico que pelo crescimento na graça, move-se para a “medida da estatura de plenitude de Cristo”. Podemos extinguir o Espírito e cair da graça, mas nosso divino destino é o perfeito amor e santidade na vida.

Cremos na Igreja

A IGREJA NÃO É ESSENCIALMENTE uma instituição humana, mas a comunidade dos crentes do qual Jesus Cristo é Senhor, e nos quais Ele age pelo seu Espírito Santo. É dádiva de Deus para a Salvação do mundo, pela proclamação do Evangelho a todos os homens. Ela afirma que o Verbo encarnado de Deus, Jesus Cristo, reivindica o domínio de toda a vida humana. A Igreja é universal por natureza, sendo maior que qualquer grupo que reclame representa-la como exclusividade, e está acima de todas as nações e culturas nas quais encontra seu lar. Pertencendo a todas as eras, desafia o passar dos séculos e inclui em sua comunhão visível e invisível, tanto os vivos como os mortos. Embora composta de elementos humanos e divinos, sua natureza não se reduz pela fraqueza daqueles pecadores perdoados que compõem sua comunhão. É o corpo de Cristo, o instrumento de seu poder ativo, e o vínculo de camaradagem entre todos aqueles que estão debaixo de seu poder.

Cremos na Vida Eterna

O HOMEM, cuja existência terrena é tão breve e incerta tem, entretanto, a eternidade implantada em seu coração pelo Criador. As palavras de Jesus e sua ressurreição dentre os mortos trazem-nos a certeza de que para o cristão, a morte será tragada na vitória. Deus é eterno, Jesus conquistou a sepultura, e nós, unidos pela fé com Ele, participamos de sua vida eterna. A morte é a passagem de um mundo natural para um mundo espiritual. Atrás do tênue véu que esconde de nossos olhos humanos o País Bem- aventurado, está alguém que foi preparar lugar para nós e que virá um dia receber-nos para si mesmo, na glória eterna. O céu é uma perfeita companhia de crente Jesus e a morte não é mais do que uma transição para uma união mais profunda com Ele.

Fonte: 3remetodista.org.br